Grão-Mestre


  A Grande Loja Maçónica de Portugal – G:.L:.M:.P:. é uma associação devidamente legalizada e reconhecida pelo estado português, do ponto de vista legal. Do ponto de vista maçónico, foi devidamente consagrada por três Grandes Lojas regulares em Novembro de 2011: Grande Loge Traditionnelle et Moderne de France, Gran Loggia dei Liberi Muratori d’Italia e pela Grande Loge Royale du Maroc.

  A Maçonaria, constituída por homens livres, procura o aperfeiçoamento individual do ser humano dentro dos princípios da Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Tolerância e Respeito pela diversidade e pela diferença nas sociedades humanas e respetivas culturas. A base dos valores maçónicos assenta no respeito pela pessoa humana, pelo que procura a concretização da paz e do entendimento entre os homens e as sociedades.

  A G\L\M\P\ enforma-se por oficinas, denominadas Lojas, onde os “maçons” desenvolvem autonomamente o seu trabalho, a bem do permanente aperfeiçoamento moral, intelectual e espiritual de cada um e de toda a humanidade, praticando a fraternidade e a busca do conhecimento pela via do estudo e vivência de formas rituais e simbólicas. (Artº 1º, nº 1 do Regulamento Geral.

  A G\L\M\P\ é uma Obediência Maçónica Regular independente, que se integra na Ordem Maçónica Universal Regular, cujos princípios imutáveis, provenientes dos Antigos Usos e Costumes. Fundamenta a sua regularidade, como Ordem Iniciática especulativa, no respeito absoluto pelos “Landmarks” e tradições específicas da Ordem, bem como na fé num Ente Supremo transcendente, em honra de quem são conduzidos todos os seus trabalhos, designado como Grande Arquitecto do Universo. (Artigo 1º, nº 2 do Reg. Geral)


Programa para o triénio 2022-2025

Continuar a desenvolver o projeto de uma Maçonaria Regular, lniciática e Ritualista, orientada para o aperfeiçoamento do Homem e claramente separada dos interesses profanos, com estrita observação dos Landmarks.

Para este triénio a prioridade será, no plano interno, reforçar e consolidar as Lojas existentes numa primeira fase.

Numa segunda fase em simultâneo com a primeira:

  • Levantar colunas de uma Loja no Porto;
  • Reforçar o Triângulo de Setúbal de forma a transformá-la numa Loja;
  • Promover a criação de mais triângulos alargando a implantação no território nacional;

No plano internacional, estabelecer novos contactos e reforçar os laços já existentes com Obediências Regulares de outros países a fim de alargar as relações internacionais, bem como continuar a participar ativamente na Confederação de Grandes Lojas da Europa e do Mediterrâneo, contribuindo para a consolidação e alargamento desta estrutura internacional a que estamos ligados.