
No dia 25 de janeiro de 2025, a Grande Loja Maçónica de Portugal (G∴L∴M∴P∴) realizou um passeio integrado numa visita cultural e gastronómica, com a abordagem de temas maçónicos e o objetivo de reforçar os já existentes laços fraternais entre os Irmãos e as suas famílias.
O dia começou com a visita ao espaço museológico Casa Estúdio de Carlos Relvas, uma das figuras centrais da história da fotografia portuguesa, de intensa atividade artística, e que foi Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
Seguiu-se um almoço fraterno, partilhado em ambiente de convívio e em família maçónica, após o qual os participantes visitaram a Casa dos Patudos, em Alpiarça, residência de José Relvas, figura de grande relevo na vida nacional, destacando-se como político, diplomata, estadista, lavrador, colecionador de arte e músico amador.
Sendo ambos espaços considerados monumentos históricos, proporcionaram a todos uma experiência enriquecedora em arte e arquitetura, refletindo o ambiente e o quotidiano de uma época e de uma família marcante.
O passeio terminou numa casa agrícola, com a degustação de diferentes vinhos, acompanhados por petiscos regionais.

